O pesquisador britânico Darmon Richter lançou recentemente o Monumentalism, um estudo visual de mais de 200 fotografias que mostram projetos construídos pelos regimes socialistas do século XX em todo o mundo. Essas fotos foram feitas em mais de 30 países diferentes e retratam diferentes assuntos, desde desfiles militares na antiga União Soviética até memoriais revolucionários.
Richter passou os últimos 10 anos explorando a Europa Oriental com sua câmera, desenvolvendo o projeto para documentar e preservar esses vestígios de revoluções e regimes passados. "Hoje, muitos desses monumentos estão em péssimas condições, marcados com pichações e desmoronando", explica Richter. "Na Croácia há monumentos iugoslavos dedicados às vítimas dos criminosos de guerra croatas; enquanto na Sérvia, nos anos 90, Slobodan Milošević manchou a bandeira iugoslava ao endossar a limpeza étnica sob através do Exército do Povo Iugoslavo. Em nenhum dos países os monumentos iugoslavos oferecem uma narrativa particularmente confortável."
Em muitos países da Europa Oriental, essas relíquias monumentais da era socialista representam meio século de trabalho de artistas, escultores e arquitetos. Enquanto Richter continua catalogando e documentando a arquitetura e os monumentos, muitos já começaram a desaparecer. "Obra por obra, eles se desintegram, reduzindo-se a cada visita. Então, é por isso que estou fazendo o que eu faço; fotografo monumentos condenados antes que eles desapareçam para sempre."
Saiba mais sobre o projeto aqui e encontre ensaios detalhados sobre muitos desses locais no The Bohemian Blog.